Conheço de perto tudo o que você escreveu nessa mensagem. A solidão está muito mais próxima de mim do que eu gostaria.
Há tantas variáveis que influenciam o sentimento de solidão que fica difícil expressar em palavras, mas muito muito do que eu sinto pode ser explicado pela palavra EXPECTATIVA. Como você acha que deveria ser, como você se enxerga perante os outros é o que faz a diferença. Passei minha adolescência e juventude desejando ser como os outros. Tive amigos, mas nunca me considerei pelo menos iguais a eles no sentido de sociabilidade. Aos poucos fui me afastando até que eles desistiram de me procurar (com toda razão).
Talvez esse sentimento seja mais comum do que a gente imagina. Acredito que a maioria das pessoas vão experimentar um pouco de solidão durante a vida. Alguns mais azarados, como nós, por períodos mais longos...
Alguém introvertido acha que estar sozinho é sinônimo de solitude, já um extrovertido acha que é solidão. E quando alguém se julga extrovertido, mas tímido? Ou quando um introvertido é forçado a estar sempre com pessoas? Às vezes eu acho que nasci extrovertido, mas os traumas me deixaram com fobia social. Tudo o que você falou e também o que eu sinto é que muito dos problemas seriam resolvidos se não fosse a baixa autoestima e medo de rejeição.
Do ponto de vista biológico, a sociedade moderna não é um ambiente convidativo para pessoas como nós. Há milhares de anos o ser humano vivia em comunidades pequenas, em sua maioria de até 150 pessoas, e foi nesse ambiente que ele se desenvolveu. Quantas pessoas diferentes um ser humano há 10.000 anos iria encontrar durante toda sua vida? Quase certo que não passaria de 500. Então era muito mais fácil para pessoas com dificuldade de sociabilidade criar laços. Faz sentido talvez?
.
.
.
P.S.: Eu gosto quando alguém faz esse tipo de post. São mensagens como essa que fazem com que esse fórum seja necessário. Que outro lugar poderíamos falar desses temas sem sermos analisados e julgados? Pra mim, a possibilidade de falar sobre as próprias experiências de forma anônima com pessoas que passaram ou passam por situações similares é o verdadeiro sentido dessa comunidade.
Não querendo parecer um otário falando sobre idade, mas acho uma coisa boa que aos 23 você tem uma noção e consegue descrever o que acontece com você. É o primeiro passo pra melhorar. Nessa idade eu ainda achava que tudo se resumia a timidez e que um dia tudo ia magicamente se resolver