A única coisa q tenho medo q esse fórum seja frequentado por carinhas como aquele matador do ES
Pode ficar tranquilo, assassino eu até posso ser, mas nazista eu não sou
Eu vi que o acido clorídrico se disassocia em solução facilmente(por isso que é ácido né, mas vamo lá). Ent o problema é só a quantidade da calda sulfocalcics certo? Eu achei algumas caldas aqui, que diz ser pura... 100 ml. Ainda teria o CaO, mas fazer o que.
Será que em loja física só dá pra encontrar o produto caseiro sem vergonha?
Tem produto garantido 19% de enxofre para cada litro. Sendo que a garrafa tinha 5L.
Foda é que eu não tenho como testsr quantidade, até pq preciso ver o que é vendido na loja rural aqui da cidade... Mas se duvidar eu mando isso pelo correio é pego algum dia.
Geralmente é produto caseiro mesmo porque a reação que resulta na calda sulfocálcica não é tão difícil de fazer e tem diversos tutoriais na internet ensinando.
Mano. É legal, a calda sulfocalcica é pesticida, o outro é usado pra limpeza. Joga os nomes no Google, você vai ver os produtos, ácido clorídrico vai mostrar produtos de limpeza.
Calda sulfocalcica você encontra produto caseiro e umas coisas duvidosas, mas eu acabei de achar uma fonte aqui que vende um garrafão de calda sulfocalcica respeitável até.
Enfim, é tudo legal. Com ctz.
Mas valeu a tentativa. Talvez é mais interessante comprar online é mandar pra algum correio, ae no dia do CBT mesmo, é só passar lá é pegar. É tipo um SN do inferno, mas pelo menos não é necessário-se arriscar a colocar coisas dentro da casa, como remédios, por causa do regime, e tals.
Vou tentar calcular aqui quantos litros desses produtos séria necessário, acho que consigo... Só pegar uma estimativa do tamanho do espaço interno de um carro.
Ok, ou eu sou muito burro, ou você precisa de uma tubulação de gás pra conseguir 1000ppm. Achei aqui um HCl 35% em 1L e 20% de enxofre em 5L.
Se alguém quiser brincar ae... Eu não entendi essa do PPM, porque no pph o cara fala em concentração?? Concentração de 0.1% = 1000 ppm? Tô confuso, ou eu ou o autor do pph tá usando muita droga. Por favor, deuses da química, me ajudem.
Correto, 0,1% de 1 milhão é 1000, o que significa que sim, 0,1% = 1000ppm. Essa concentração ai dos produtos tá ótima, ácido clorídrico 35% é quase o máximo que dá pra obter ele, porque acima de 38% ele começa a evaporar rapidamente, então não dá pra guardar ele em condições comuns, só esfriando ou pressurizando. Sobre os 20% de enxofre em 1L eu não sei se entendi bem, mas pelo pouco que eu pesquisei o que eu pude concluir foi:
A densidade da calda sulfocálcica geralmente fica entre 1,25-1,28kg/L, o que daria cerca de 250g de enxofre por litro se tiver 20%. O polissulfeto que é dito como tendo a maior parte na composição e como média entre os outros sulfetos que compõe calda sulfocálcia é o CaS5 (pentasulfeto de cálcio). Se considerar que o CaS5 é 80% enxofre e que todo o enxofre da calda sulfocálcia é na forma de CaS5 então temos 312g de CaS5 por litro.
Segundo informações da internet, os polissulfetos de cálcio não reagem diretamente com o HCl (a reação HCl + CaS5 = H2S + CaCl2 é impossível), ao invés disso, eles se decompõem em sulfeto monocálcico(CaS) e enxofre(S) quando a solução é ácida e o
sulfeto monocálcico sim reage com o HCl... Se isso realmente for verdade, torna as coisas um pouco mais complicadas do que já são pois são duas reações ao invés de uma só e significa que 4/5 do enxofre da solução (200g) é inútil para a reação .-. Nesse caso se fosse CaS puro ao invés de calda sulfocálcica seria muito mais fácil. Desse ponto podemos dizer que temos 112g(312-200) de CaS/litro de solução.
A equação da reação que produz o H2S é essa: 2 HCl + CaS = H2S + CaCl2. Eu usei uma calculadora aqui e pra cada 112g de CaS são necessários 113g de HCl e o resultado é 53g de H2S produzidos (dado 100% de eficiência na reação). 1000ppm de H2S é o equivalente a 1501mg (ou 1,5g) de H2S/m3 de ar. Sabendo disso, se você for fazer em um carro com 10m3 de interior, precisa produzir 15g do gás(e que ele se disperse totalmente no ambiente e não escape) para atingir a concentração bate e queda! Ou seja, se minha análise estiver certa, mesmo com só um litro de calda sulfocálcica dá pra atingir a concentração letal! Lembrando que HCl 35% significa que cada 100ml tem 35g de HCl... Então pra cada 1 litro de calda sulfocálcica seriam necessários 113/35 = 3,22 = 322ml de ácido muriático 35%.
Claro que isso é teoria pura e simples que parte da premissa que 20% de enxofre da calda sulfocálcica é em massa, que todos esses 20% seriam na forma de polissulfetos de cálcio (o que não é verdade já que a reação tem outros subprodutos, como sulfito, tiosulfito e sulfato), que a (suposta) reação de decomposição dos polissulfetos em solução ácida seria 100% eficiente, que a reação do HCl com o sulfeto de cálcio seria 100% eficiente e que o H2S se espalharia uniformemente pelo ambiente e não escaparia. Em todas essas etapas existe uma perda na quantidade de gás produzida/inalada que é difícil de saber sem fazer experimentos elaborados (Qual a real e precisa quantidade de sulfeto de cálcio útil na calda sulfocálcica? Qual a eficiência média das reações?)
Mas talvez eu esteja sendo um pouco perfeccionista demais também né, no final é muito difícil levar todos os fatores em consideração sem experimentos. Indiscutivelmente, o melhor modo de saber a quantidade e tudo mais seria vendo posts/cartas de quem usou esse método detalhando como faria.
---
Tópico:
Alguém tem notícia da niina? Acho que já faz um tempinho que ela não posta e eu vi um tópico dela falando que estava pronta pra tentar de novo, alguém que mantinha contato com ela sabe se ela conseguiu?