This seems a little bit like a recovery question, but I'll do my best to provide an answer for you. Others may have better answers than I, so please take that into account when considering my opinions.
Emotions are... a fact of life that we all (for the most part) are forced to deal with in one way or another. For me, it is an obligation. For you, I imagine that at this moment in time it is something that burdens you with pain. It is not easy seeing the people who have stuck with you in life move on to other avenues, nonetheless abandon you. It hurts, and likely will continue to. The best advice I can give to you (as I do not know the details of your situation I shall assume that it is too late to turn back now) would be to move forwards. Of course, that is much easier said than done. There are many ways to do this, and I shall list a few effective ones that could work for you.
Uma coisa que vocĂȘ pode fazer Ă© se concentrar em outra coisa que goste de fazer, seja assistir novamente ao seu filme favorito ou simplesmente tomar um sorvete, nĂŁo sei, mas fazer algo de que goste Ă© um bom lugar para começar a relaxar da estresse e ansiedade que vocĂȘ pode estar enfrentando. NĂŁo se preocupe ou pense muito, divirta-se um pouco para se sentir melhor e poder pensar com a cabeça limpa. Pessoalmente, eu tomaria um bom banho quente para relaxar com uma mĂșsica calmante.
Outra coisa que vocĂȘ pode fazer agora Ă© se concentrar em si mesmo. VocĂȘ tem alguma coisa que vocĂȘ quer fazer? NĂŁo se preocupe com os outros que jĂĄ o deixaram para trĂĄs ou com pessoas que procuram tirar vantagem de vocĂȘ, em vez disso, faça o que vocĂȘ gostaria de fazer. Se vocĂȘ nĂŁo sabe o que isso pode ser, talvez seu prĂłximo objetivo seja descobrir o que lhe interessa, para que vocĂȘ possa buscar essas coisas. Ao explorar o que lhe interessa, nĂŁo precisa necessariamente tornĂĄ-lo apaixonado imediatamente, pois a motivação Ă© uma coisa inconstante. Descubra o que vocĂȘ gosta, e a partir disso vocĂȘ pode descobrir quem vocĂȘ Ă©. HĂĄ muitos lugares para começar e vocĂȘ sempre pode mudar de ideia. Olhe para o futuro, o passado ficou para trĂĄs. Divirta-se.
Outra coisa que vocĂȘ pode fazer Ă© cercar-se de pessoas que pensam como vocĂȘ. Existem tantas comunidades por aĂ que tenho certeza de que vocĂȘ se encaixarĂĄ em uma delas. Parece que vocĂȘ jĂĄ estĂĄ entrando em contato aqui, embora para mim a seção de recuperação possa ser um local um pouco mais apropriado para uma pergunta como esta. Claro, eu mesmo sou novo nesta comunidade, entĂŁo quem sou eu para dizer isso.
NĂŁo seja tĂŁo duro consigo mesmo e pratique ser mais indulgente consigo mesmo. Reconheça suas emoçÔes, mas nĂŁo deixe que elas saiam do controle. Quando vocĂȘ perceber que estĂĄ sendo desnecessariamente duro consigo mesmo, desafie o pensamento e pense sobre isso na perspectiva de si mesmo, nĂŁo se compare com os outros. Mesmo o que normalmente pode ser visto como uma coisa simples para outra pessoa pode ser considerado uma vitĂłria para vocĂȘ, pois sĂł vocĂȘ sabe como algo Ă© difĂcil para vocĂȘ, ninguĂ©m mais.
Isso Ă© tudo que consigo pensar no momento. Cuide-se, espero que isso ajude vocĂȘ de alguma forma.